Acidente com aviões T-27 Tucano da FAB em Pirassununga

 

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Duas aeronaves T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um voo de treinamento na manhã desta sexta-feira, em Pirassununga, interior de São Paulo.

Colisão e Ejeção

Uma das aeronaves envolvidas no acidente conseguiu pousar em segurança, porém não há informações disponíveis sobre o piloto desta aeronave até o momento. A outra aeronave, por sua vez, caiu em uma região desabitada, e o piloto, por meio de um procedimento de emergência, conseguiu se ejetar antes do impacto. Equipes de salvamento foram acionadas e localizaram o piloto, que foi imediatamente encaminhado para atendimento médico. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

Investigação em Andamento

Diante da gravidade do ocorrido, a FAB informou em nota que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou os procedimentos para apurar as causas do acidente. A investigação detalhada tem como objetivo identificar os fatores que contribuíram para a colisão, visando implementar medidas preventivas e evitar que novos incidentes semelhantes ocorram.

T-27 Tucano: Um Clássico da Aviação de Treinamento

Foto: Carlos Lorch/ Action Editora

O T-27 Tucano, aeronave envolvida no acidente, é um modelo de treinamento avançado desenvolvido pela Embraer na década de 1980, atendendo a uma demanda da FAB por um substituto para os antigos T-37 Tweet. Com 9,86 metros de comprimento e capaz de atingir velocidades de até 528 km/h, o Tucano se destaca por sua cabine similar à de um caça, proporcionando aos aviadores uma transição mais suave para aeronaves de combate. Além do Brasil, o Tucano é utilizado por diversas outras forças aéreas ao redor do mundo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem