Foto: Inmet
Uma nova frente fria que se instalou no Sul do Brasil na última quarta-feira (11) já começa a provocar mudanças no clima da região. A previsão é de chuva e queda nas temperaturas, principalmente entre quinta (12) e sexta-feira (13), quando o Estado do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina devem ser atingidos por temporais.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte do Rio Grande do Sul pode registrar acumulados de chuva de até 50 milímetros nesta quinta-feira, acompanhados por ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.
Alívio nas altas temperaturas, mas bloqueio atmosférico persiste
Apesar do avanço da frente fria e da promessa de chuva, o sistema não será forte o suficiente para romper completamente o bloqueio atmosférico que tem causado as altas temperaturas em todo o país. Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que favorecem o aumento das temperaturas e dificultam a formação de nuvens de chuva, além de impedir o avanço de frentes frias pelo interior do país.
Fim da onda de calor no Sul, mas Sudeste e Centro-Oeste ainda aguardam
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a frente fria deve ser responsável por colocar um fim na onda de calor que tem atingido o Sul, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul. No entanto, o sistema só deve avançar e chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste no fim de semana.
Orientações à população
Com a previsão de chuva e ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população siga algumas orientações:
- Mantenha-se informado: Acompanhe as previsões do tempo e alertas emitidos pelas autoridades.
- Proteja sua casa: Verifique se calhas e bueiros estão limpos para evitar alagamentos.
- Evite áreas de risco: Não se abrigue debaixo de árvores e evite ficar próximo a rios e córregos.
- Mantenha a calma: Em caso de emergência, procure um local seguro e entre em contato com a Defesa Civil.
Postar um comentário